Jovens do Circo de Todo Mundo participam da votação
do 12º Prêmio das Crianças do Mundo
do 12º Prêmio das Crianças do Mundo
Engajados na luta pelos direitos das crianças, os grupos de protagonismo juvenil “Fazendo Arte e Semeando Cultura” e “Atores de Direito”, da ONG Circo de Todo Mundo, unidade Betim, vão participar como júri infantil da 12ª edição do Prêmio das Crianças do Mundo. Por meio de voto direto, mais de 25 milhões de alunos de 57.530 escolas amigas em todo o mundo irão eleger personalidades de destaque na batalha pela igualdade e direito à infância. A votação acontece no dia 10 de maio, quinta-feira, na parte da manhã e da tarde no espaço Circo de todo Mundo, no bairro Bandeirinhas, em Betim. Ao final da eleição, serão realizadas apresentações artísticas e culturais dos jovens e crianças do Circo de Todo Mundo.
O Prêmio das Crianças do Mundo é concedido por uma ONG sueca com o apoio de outras organizações, escolas e professores do mundo todo. O objetivo principal da premiação é proporcionar um mundo mais humano, onde os direitos da criança sejam respeitados por todos. Em 2012, as indicadas ao prêmio são:
• Sakena Yacoobi, fundadora do Instituto Afegão de aprendizagem, em 1995, sob a opressão e guerra feroz. O regime dos talibãs havia proibido que as meninas estudassem, no entanto, Sakena abriu 80 escolas secretas, treinou professores e criou bibliotecas escolares móveis secretas. Atualmente, 125.000 crianças são beneficiadas com educação e saúde.
• Ann Skelton está entre as nomeadas por seus mais de 20 anos de lutas, bem sucedidas, pelos direitos de crianças afetadas pelo sistema judiciário na África do Sul.
• Anna Mollel é a terceira nomeada ao prêmio por sua longa luta em prol das crianças deficientes nas áreas rurais pobres do nordeste da Tanzânia. Graças a ela e sua organização, milhares de crianças com deficiência têm a oportunidade de viver uma vida digna.
A Rainha Sílvia, da Suécia, e o líder sul-africano Nelson Mandela serão os patronos do Prêmio.
Grupo de Protagonismo Juvenil do Circo de Todo Mundo
O Grupo de Protagonismo Juvenil realiza reuniões periódicas para debater acerca de assuntos sociais relevantes que permitem aos jovens do Circo de Todo Mundo aprofundar no conhecimento de seus direitos e criar estratégias de mobilização social. Tendo como instrumentos a cultura e a arte circense, os participantes elaboram números artísticos embasados em temas como saúde pública, sexualidade e violência criando uma oportunidade de reflexão e multiplicação entre os membros da comunidade.