O Centro Recreação de Atendimento e Defesa da Criança e Adolescente Circo de Todo Mundo é uma organização não governamental mineira, sem fins lucrativos, criada no ano de 1993 e fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente e na garantia dos seus direitos humanos. O Circo de Todo Mundo prioriza o atendimento lúdico, as atividades artísticas circenses e culturais e a formação humana e educativa.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Dia da Criança
No Brasil, o Dia da Criança foi instituído em 5 de novembro de 1924. O idealizador projeto, o deputado Galdino do Valle Filho, queria criar uma data para homenagear a criançada. Parabéns a todas!
Confira abaixo um poema de Edna Queiroz dedicado às crianças:
Parabéns, Criança!
Parabéns a você, criançaQue brinca, que ri,
Que sonha
Que se aventura no passo da vida
Que cai e se levanta
Que quebra o brinquedo dos conceitos
Para descobrir o outro lado,
Vorazmente se empenhando na busca dos por quês.
Que chora
E na fragilidade quer colo
Que faz manha quando não lhe aceitam as reivindicações,
Que erra e leva as palmadas da vida,
Mas que acima de tudo só deseja amor,
Dormir no embalo da felicidade,
Ouvindo a predileta canção de ninar
E a história com final feliz para o sono tranqüilo e restaurador.
Parabéns, criança!
Que esta outra face do mundo adulto
Seja o impulso para que na brincadeira da existência,
No jogo desafiador da vida,
Você encontre o prazer do realizar,
De juntar as peças do quebra-cabeça que completem a sua história
Lançando-se sem medo em direção à concretização do sonho
E na simplicidade apenas viver.
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
21 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
21 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Jovens e educadores do Grupo de Protagonismo Juvenil do Circo de Todo Mundo participaram de um gigantesco banner humano na Praça da Estação, em comemoração aos 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no dia 13 de julho. Mais de 1.500 atores da rede de defesa e garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente, trajando roupas coloridas, formaram com seus corpos os dizeres “Eca 21 anos”. As atividades foram promovidas pelo Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Doméstica e o Circo de Todo Mundo apoiou em peso esta importante festividade.
FÉRIAS NO CIRCO DE TODO MUNDO
FÉRIAS NO CIRCO DE TODO MUNDO
Para agitar as férias da garotada, o Circo de Todo Mundo realizou, em parceria com a ONG VERDENOVO, a segunda edição do Projeto Férias Ambiental. O principal objetivo foi incentivar as crianças a pensar no meio ambiente e no voluntariado ao praticar atividades físicas e recreativas. Jovens e adolescentes entre 6 a 21 anos participaram da programação que aconteceu nos dias 18 a 22 de julho. A semana foi marcada por muitas brincadeiras, atividades lúdicas, práticas circenses, aulas de educação ambiental. Ao final de cada dia os presentes receberam um delicioso lanche preparado por meio das doações dos apoiadores e patrocinadores.
ARRAIÁ DO CIRCO DE TODO MUNDO
As férias escolares de julho foram animadas no Circo de Todo Mundo. No dia 16 a ONG realizou, em parceria com a Associação Comunitária Alvorada e Parque Santo Antônio e com o apoio da Secretaria de Cultura de Nova Lima, uma grande festa julhina. Como manda a tradição, houve fogueira, barraquinhas com comidas e bebidas típicas, quadrilha infantil e adulta, além de belas apresentações circenses, danças e shows com artistas locais. Toda a verba arrecadada foi revertida para as instituições realizadoras. A festa, que fez parte da programação do festival de inverno do município de Nova Lima, aconteceu no espaço Nosso Circo e foi bastante prestigiada, reunindo cerca de 250 pessoas.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
II Encontro da Cidadania e Cultura de Nova Lima
Multiplicando experiências
Jovens do Circo de Todo Mundo fazem espetáculo para apresentar
à comunidade o aprendizado sobre direitos humanos
O resultado de um trabalho de conscientização sobre direitos humanos por meio da arte e da cultura, será apresentado em Nova Lima, no próximo dia 13 de agosto pelos grupos de protagonismo juvenil da ONG Circo de Todo Mundo. O espetáculo com números de teatro e circo e uma exposição de painéis acontecerá na lona do Circo de Todo Mundo, Rua José Agostinho, 2335, ao lado do CAIC. A entrada é franca.
Esta ação faz parte do projeto Tecendo uma Rede de Cidadania, criado pelo Circo de Todo Mundo e desenvolvido a partir de 2007 em Belo Horizonte e mais recentemente em Nova Lima, com patrocínio da Petrobras. O projeto tem como um de seus objetivos diminuir a violência, tornando os jovens participantes agentes da promoção dos direitos humanos. Durante as Oficinas de Formação Humana, os jovens aprendem os principais conceitos relativos aos direitos humanos, discutem os principais problemas de sua comunidade com relação ao tema e tornam-se aptos a identificar casos de violação desses direitos.
Ao longo do projeto, que está na sua última fase, centenas de jovens foram capacitados e passaram a ser identificados em suas comunidades como Formadores de Direitos Humanos, passando a atuar como fomentadores e disseminadores de uma cultura de respeito aos direitos fundamentais. Uma pequena amostra do grande potencial do projeto e da sua metodologia baseada no fortalecimento da cidadania por meio do desenvolvimento cultural e do exercício da arte. O espetáculo do próximo fim de semana traz os resultados das oficinas realizadas em no primeiro semestre deste ano, envolvendo cerca de 70 jovens de seis grupos de protagonismo juvenil, um de Belo Horizonte e cinco de Nova Lima.