Multiplicando experiências
Jovens do Circo de Todo Mundo fazem espetáculo para apresentar
à comunidade o aprendizado sobre direitos humanos
O resultado de um trabalho de conscientização sobre direitos humanos por meio da arte e da cultura, será apresentado em Nova Lima, no próximo dia 13 de agosto pelos grupos de protagonismo juvenil da ONG Circo de Todo Mundo. O espetáculo com números de teatro e circo e uma exposição de painéis acontecerá na lona do Circo de Todo Mundo, Rua José Agostinho, 2335, ao lado do CAIC. A entrada é franca.
Esta ação faz parte do projeto Tecendo uma Rede de Cidadania, criado pelo Circo de Todo Mundo e desenvolvido a partir de 2007 em Belo Horizonte e mais recentemente em Nova Lima, com patrocínio da Petrobras. O projeto tem como um de seus objetivos diminuir a violência, tornando os jovens participantes agentes da promoção dos direitos humanos. Durante as Oficinas de Formação Humana, os jovens aprendem os principais conceitos relativos aos direitos humanos, discutem os principais problemas de sua comunidade com relação ao tema e tornam-se aptos a identificar casos de violação desses direitos.
Ao longo do projeto, que está na sua última fase, centenas de jovens foram capacitados e passaram a ser identificados em suas comunidades como Formadores de Direitos Humanos, passando a atuar como fomentadores e disseminadores de uma cultura de respeito aos direitos fundamentais. Uma pequena amostra do grande potencial do projeto e da sua metodologia baseada no fortalecimento da cidadania por meio do desenvolvimento cultural e do exercício da arte. O espetáculo do próximo fim de semana traz os resultados das oficinas realizadas em no primeiro semestre deste ano, envolvendo cerca de 70 jovens de seis grupos de protagonismo juvenil, um de Belo Horizonte e cinco de Nova Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário