quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Circo de Todo Mundo: é brincando que se aprende junto

Quem pensa que o dia a dia no Circo de Todo Mundo é somente brincadeira, se engana. A brincadeira aqui acontece, mas sempre com muita seriedade. É que todas as atividades lúdicas e recreativas, praticadas pelas crianças e adolescentes, visam sempre ao fortalecimento de valores como autonomia e auto-estima. A partir do trabalho com o corpo e com a gestualidade, os participantes desenvolvem a concentração, se conscientizam da respiração e do ritmo adequado a cada tarefa. Mas também consolidam noções de convívio e cooperação de grupo. Assim, o cotidiano do Circo propõe uma fonte de prazer, aliada ao conhecimento de si que as dinâmicas proporcionam.
Não por acaso, quem chega à lona de Nova Lima, encontra meninos e meninas engajados em atividades que vão desde a acrobacia aérea no trapézio e no tecido, passando pelo malabarismo com bolas e argolas, pela acrobacia no mini-trampolim e na cama elástica até o equilibrismo no monociclo e na perna-de-pau. O clima é de muita descontração e alegria. Para esses participantes, o espaço do Circo desponta como lugar de aprendizagem e diversão, sem que se perca de vista a disciplina. Por isso, em esquema de revezamento diário, os jovens têm acesso a cada uma das modalidades circenses listadas, depois de todo o grupo ter passado por aquecimentos e alongamentos.
As oficinas que se realizam em Nova Lima fazem parte do projeto Tecendo uma rede de Cidadania, da Petrobrás – e são um claro exemplo de como a equipe de educadores busca envolver os participantes em situações diárias de brincadeira, resguardando, ao mesmo tempo, uma dos valores mais importantes para o Circo de Todo Mundo: a criação de um espaço lúdico, propício ao aprendizado conjunto, a partir do qual crianças e adolescentes desenvolvam recursos para se situarem como sujeitos de sua história particular.




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