terça-feira, 5 de novembro de 2013

Os primeiros saltos...

O Circo de Todo Mundo tem muita história pra contar. Sua origem está em agosto de 1991, quando nasceu em Belo Horizonte o Projeto Recreação, que tinha como finalidade combater a situação crítica existente na cidade, onde era grande o número de crianças e adolescentes moradores de rua. O objetivo era o resgate dessas crianças, por meio de um atendimento que priorizasse o lúdico e as atividades artístico-culturais, que culminariam, como conseqüência, em sua reinserção familiar e social.
O primeiro espaço concreto destinado a atender os meninos e meninas carentes foi o Centro de Abordagem e Encaminhamento de Crianças e Adolescentes do Projeto Recreação. Em 1992 surgiu a Casa Recriando, onde jovens entre 14 e 18 anos tinham aulas de culinária, costura, silk e cerâmica. Paralelamente criou-se a Oficina do Saber, que procurava discutir questões como a importância da educação e da escola formal. O passo seguinte foi a Casa Moradia, com a proposta de oferecer uma residência provisória, uma “casa de passagem” na qual os meninos permanecessem somente o período necessário para o retorno à família e à escola.

O trabalho que o Projeto Recreação realizou com os meninos no âmbito da educação, da recreação e do lúdico desde a sua implantação culminou com a criação do Circo de Todo Mundo. A experiência da abordagem e a prática nas unidades Casa Recriando e Casa Moradia foram o embrião da proposta do Circo. Na realidade, o Circo passaria a existir em abril de 1993, a partir das oficinas de educação física realizadas com crianças da Casa Moradia II, que tinha um grande quintal nos fundos. Durante estas aulas, os meninos gostavam de jogar bola, saltar e dar cambalhota. Foi dentro desse espírito que os educadores decidiram organizar atividades que, pouco a pouco, introduziram a técnica circense. Para melhorar o desempenho do trabalho foram contratados novos professores da área de circo. Foi quando os irmãos Simões, membros de uma tradicional família circense passaram a compor a equipe e começaram a introduzir novas técnicas, dando aulas de malabarismo e acrobacia. Ali, essa história estava só começando!




Nenhum comentário:

Postar um comentário