quinta-feira, 19 de junho de 2014

Artes Visuais no Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Ato contra exploração sexual na Arena Corinthians. (Yuri Kiddo)
A arte tem a capacidade de nos encantar, causar espanto, estranheza dentre vários outros sentimentos. Por esse motivo ela é utilizada diversas vezes como forma de crítica a diversos temas. E por que não usa-la no combate a violência sexual contra crianças e adolescentes?
A fotografia e a pintura podem ser aliadas fundamentais não só para alertar as pessoas, mas também como forma de desabafo. Diversos artistas plásticos utilizam suas obras para expressar indignação a respeito desse tema, o que torna o trabalho forte a quem vê. Muitos outros utilizam da sua própria arte como reflexo de situações que já aconteceram em suas próprias vida, fazendo com que a obra se torne um desabafo do artista como vítima.
Além de obras que podem ser inseridas em exposições, a arte visual consegue trabalhar com intervenções que chamam bastante atenção da população. Em véspera da copa foram feitas várias ações a respeito do tema, principalmente nas cidades sedes. Mosaicos humanos e composições de objetos são ferramentas utilizadas no alerta a esses problemas.
Não é por acaso que a arte visual está ligada de maneira efetiva no combate a esse tipo de violência. As artes visuais conseguem se colocar de maneira forte e expressiva, trazendo um certo incômodo as pessoas. Isso é necessário, pois é através desse incômodo que as pessoas procuram mudar e é através dele que conseguimos mais pessoas para combater a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes?

Por Igor Viana (participante do projeto "Por uma Copa de Todo Mundo")

Nenhum comentário:

Postar um comentário