quarta-feira, 4 de junho de 2014

Por uma Copa de Todo Mundo

Intervenção artística de jovens do projeto "Por uma Copa de Todo Mundo"

Na manhã desta terça-feira, dia 3, o Circo de Todo Mundo participou do seminário “Por uma Copa de Todo Mundo”, patrocinado pela ChildHood. O evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Políticas Sociais de Belo Horizonte reuniu representantes da sociedade civil, do Poder Público, conselheiros tutelares, professores e estudantes de escolas da rede estadual e municipal. A iniciativa teve como objetivo discutir a questão do abuso e exploração sexual infantil e o iminente risco do aumento deste triste quadro durante a Copa do Mundo.

A abertura do encontro ficou por conta dos jovens que integram o projeto “Por uma Copa de Todo Mundo”. Eles apresentaram uma performance circense-teatral que conta a história de Camila, personagem que tem sua infância vilipendiada durante o Mundial no Brasil. Logo depois, os mesmos artistas fizeram um bate-papo com a plateia, relacionando o assunto à peça. “Para nós foi um grande desafio passarmos esse tema, de modo que não ficasse muito pesado. Trazemos um pouco da bagagem de cada um. Somos um grupo de pessoas novas, mas com idades diferentes, o que muito acrescentou”, disse o jovem artista Igor Viana, de 18 anos.

Em seguida, deu-se início a uma série de palestras sobre o enfrentamento à violação de direitos das crianças e adolescentes. A coordenadora do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil, Elvira Cosendey, discorreu sobre esta temática e avaliou positivamente o seminário: “O mais importante foi a consciência criada em cada um desses adolescentes, que serão multiplicadores desta ação. Este assunto será destaque nas redes e os mesmos poderão apresentar em outros espaços para jovens que ainda não têm esse esclarecimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário